sexta-feira, 24 de junho de 2011

Gestão de Pessoas

As pessoas na organização

Você já parou para pensar que uma organização é constituída por um conjunto de talentos humanos e que o sucesso ou não dela é de responsabilidade de cada de seus integrantes?

As organizações, independentemente do porte, mantêm um departamento, setor ou encarregado para administrar a admissão e a demissão de empregados, observando as legislações trabalhistas pertinentes. Em algumas existem também áreas designadas especificamente para cuidar do plano de carreira, cargos e salários, treinamentos, recrutamento e seleção e promoções.

Atualmente o termo que normalmente é empregado para essas funções é gestão de pessoas.

O conceito de gestão de pessoas pode ser definido como: a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quando individuais (GIL, 2010, p. 17).

De acordo com Gil (2010) essa expressão aparece no final do século XX e guarda similaridade com outras que também vêm popularizando-se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão do Capital Humano e constitui, a rigor, é uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.

Gestão de Pessoas pode ser considerada então um novo nome para a área de recursos humanos. A mudança do termo coincide com uma mudança nas organizações, ou seja, com a forma como as organizações lidam com seus colaboradores. Se eu como empresário, por exemplo, compreendo que tenho não recursos, mas talentos, parceiros, como colaboradores, a forma como faço a gestão destes é diferente.

Fonte: Livro - Gestão de Pessoas: manual de Rotinas trabalhistas -
Juliana Pontelo e Lucineide Cruz

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